Trilha da Praia do Sissial

Atualizado: 13 de Jul de 2020

O paraíso de água verde cristalina.


A praia do Sissial é uma praia deserta de aproximadamente 800 metros de extensão. Com areias claras, água verde cristalina e ondas pequenas, o Sissial é uma das mais belas praias de Governador Celso Ramos.


Não são permitidos veículos no local, então há duas formas de chegar até lá: andando por uma trilha que se inicia na SC-410 e subindo pelo costão de pedras da Praia Grande.


Trilha da SC-410 até o Sissial


A alternativa mais fácil é pelo trajeto que se inicia na Rodovia SC-410, entre a Fazenda da Armação e Palmas. Apesar de ser na rodovia, a entrada da trilha reserva um espaço amplo para estacionar o veículo.




A trilha, que mais parece uma estrada de terra, não apresenta grandes dificuldades, podendo ser considerada apenas uma caminhada com inclinação moderada.


Para chegar até a praia, são necessários cerca de 20 a 30 minutos. Todo o caminho é bem sinalizado e limpo.


Além deste trajeto de terra, existe uma segunda opção para chegar ao Sissial. O caminho não é tão trivial e requer períodos de maré baixa para a travessia. Trata-se do cruzamento do costão de pedra via Praia Grande .












Travessia do costão de pedras da Praia Grande

Esta segunda opção para chegar ao Sissial é para quem gosta de aventura e está acostumado com trajetos mais difíceis.


O caminho inicia na parte norte da Praia Grande onde encontram-se imagens de Santas que protegem os pescadores da região. Continue caminhando até as pedras, seguindo o caminho da costa.



Este percurso é mais longo e técnico, pois há trechos que apresentam dificuldades na travessia. O tempo total de percurso pode variar entre uma e duas horas, o que dependerá do seu ritmo frente a alguns obstáculos existentes.


A recompensa pelo trajeto mais tortuoso é o visual da Praia Grande por um ângulo incomum.



A Praia do Sissial


Ao completar a travessia, uma paradisíaca praia de tons esverdeados se revela. Haviam poucas pessoas no dia, o mar estava calmo e convidativo para um banho nas águas cristalinas do Sissial.



O solitário barco de pesca, que parece ter sido posto apenas para trazer mais perfeição à paisagem paradisíaca, era o único item não natural na praia.


Foto: Dilone Fotografia

Não há infraestrutura de bares ou restaurantes na praia do Sissial, nem mesmo latas de lixo existem nas redondezas. De qualquer modo, esta não é mesmo a proposta de passeio por aqui. Prepare-se apenas para levar consigo itens básicos de consumo e o desejo de conhecer um local tão lindo e bem preservado.

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Original on Transparent.png